3 Dicas Matadoras Para Você Inibir a Procrastinação – Ou Seriam 4?

<-Compartilhe

Procrastinação… Acredito até que todas as pessoas no mundo já procrastinaram em alguma tarefa, especialmente ao se tratar de algo de que não gosta, ou que acha difícil.  Tendemos a isso!

 

Sob esse prisma, eu diria até que é natural.

 

Algumas matérias dos editais, por exemplo, são adiadas por candidatos e, outras disciplinas jamais receberão dele o carinho de parar e estudar como deveria ou gostaria, isso por dois simples motivos:  Interesse ou Consciência plena da Necessidade, ambos associados à Vontade Real de superar ou simplesmente se livrar de tal fantasma que depois nos vem em forma de ARREPENDIMENTO.

 

Meu convite hoje é para você avaliar o nível de procrastinação que você tem sobre as tarefas ou matérias que você precisa dominar ou terminar de estudar.

 

Sobre a frequência de vezes que você adia o que realmente precisa fazer, mesmo ficando mal depois por não fazer.

 

Quantos sins, você está dizendo para coisas que não tem relação com o seu sonho.

 

Pode ser que sua procrastinação seja baixa ou alta, isso eu não sei.  Mas existem formas para inibir a procrastinação e hoje eu vou falar de 3 dicas matadoras para você sair com “sangue nos olhos” e se motivar fortemente para os seus estudos!

 

Aliás este Artigo fala de 3 dicas mas no final são na verdade 4 dicas matadoras, que você irá compreender se ler esse Artigo com intensa atenção até o final.

 

Não pode procrastinar durante a leitura do artigo. kkkkk.

 

 

Que tal fazermos um desafio de tentarmos fazer uma semana sem procrastinação?

 

1-semana-sem-procrastinar

 

Depois me diga se conseguiu.

 

Vamos às dicas:

 

1ª IDENTIFICAR QUANDO VOCÊ ESTÁ “ENROLANDO”

procrastinar-enrolar

 

Você pode pensar que não, mas nós conseguimos identificar quando estamos procrastinando.

 

Se você fizer uma forcinha básica, você vai se tornar presente para perceber quando estiver enrolando para estudar, ou quando estiver adiando para parar e pensar na sua estratégia de estudo, horários, ou o que não está de alguma forma fortalecendo o seu projeto e planejamento que irão levar você até o seu sonho de classificação.

 

Você precisa estar PRESENTE para suas ações e perceber se está procrastinando.  Se tornando presente para isso, você precisará desejar mudar essa sua postura e voltar o mais rápido possível para o seu foco.

 

Algumas pessoas procrastinam e se escondem atrás da desculpa da PERFEIÇÃO.

 

Dizem assim:  “Eu quero fazer o melhor que eu posso, por isso ainda não fiz!  Eu quero ter tempo pra fazer direito… eu quero aprender isso primeiro pra depois começar… eu quero ter um tempinho a mais pra eu começar a estudar de verdade… eu quero ter um espaço mais organizado em casa para fazer como minha área de estudo… aí eu começo.”… e, por aí vai…

 

procrastinacao-flat

 

Outros nem se inscrevem em concursos, pois não se sentem preparados, ou justificam com uma série de desculpas.  E, podem perder uma grande oportunidade!

 

Veja o que aconteceu comigo!

 

Em outros tempos eu teria até vergonha de dizer isso publicamente… mas meu objetivo é fazer você não ir na contramão do concurso público.

 

Meu objetivo é que você não cometa os erros que eu mesma já cometi um dia… Então vamos lá para mais um segredo… esse sim… péssimo, pois é uma crença que muitos têm… eu já tive, mas agora depois que eu “quebrei a cara” rebato reforçando a crença que devemos crer na honestidade dos processos seletivos.  Pelo menos até o momento que a Polícia Federal disser o contrário… rs…

 

Alguns chamariam isso de Autossabotagem…

 

Eu também… mas vou citar esse exemplo dentro desse tema da procrastinação, pois sei que será pertinente para encorajá-lo.

 

Eu era funcionária da Câmara Municipal de Volta Redonda e como Assessora Parlamentar, houve a abertura de concurso para o Legislativo Municipal e havia 1 (uma) vaga de Procurador.

 

Era um período que eu vinha com várias aprovações em concursos específicos na área de direito, sem classificações.

 

Eu já tinha passado (não classificado e, que isso fique bem claro… razão de eu frisar tanto que o que você deseja é se CLASSIFICAR e não APROVAR), em vários concursos como Caixa, Procurador do Município de Paraty e até Ministério Público como Analista nível superior…  fora aquele bendito concurso de Escrivão da Polícia Federal.  Eram aprovações.  Mas eram progressos… singelos, eram progressos (que eu NÃO PERCEBIA ou não me tocava que eram), pois nas listas… haviam dezenas e dezenas de nomes REPROVADOS, que sequer atingiam a média para aprovação (como já aconteceu comigo também, por diversas vezes, reprovar).

 

Bem… eu fiz a inscrição para esse Concurso de Procurador da Câmara… mas simplesmente eu não fui fazer o concurso no dia!  Sabe porque? Eu achei que poderia ter falcatrua! Eu me deixei influenciar por um monte de coisas que ouvia sobre a mesa diretora… (ai meu Deus que me perdoe ter pensado mal daqueles pobres políticos!!! Rs)… Eu, além de não estudar para o tal concurso que eu paguei a inscrição… sequer apareci no dia para fazer a prova… E, sabe qual foi o desfecho dessa história e desse meu segredo, para o qual me desculpo publicamente por ter pensado mal daqueles políticos:

 

Ninguém foi aprovado para aquela vaga de Procurador.

 

Acredita?  Não houve um candidato sequer que tenha passado!  Não preciso nem dizer como me senti depois do resultado!

 

Tudo bem, não tenho certeza alguma de que eu teria sido aprovada. Mas convenhamos, se eu tivesse com o mínimo de nota que fosse… de quem seria a vaga???? Rsrs… huuuuu… huuuuu nada! Rsrs Eu não fui fazer.

 

Por que estou contando isso e relacionando com esse tópico?

 

Não enrole!

 

Pegue o que tem pra fazer e faça!

 

procrastinar-faca-agora

 

Não ouça outras pessoas.

 

Não se sinta menos!

 

Acredite em você e no seu potencial.

 

Organize-se!

 

Reconheça as etapas de cada fase, matéria ou ação.

 

Planeje-se!

 

Elabore metas!

 

Divida em etapas e não desfoque!

 

Faça!

 

Faça já!

 

Faça com determinação e coragem!

 

Lute, sem procrastinar consigo!

 

Qualquer resultado para aquilo que você deseja… depende unicamente de você!

 

2ª ASSUMIR QUE ESTÁ PROCRASTINANDO

 

procrastinar-desenho

 

Aqui está o que eu acho o mais difícil… mas é também o maior segredo para você vencer a procrastinação.  Não quer dizer que você fazendo isso vai acordar amanhã e nunca mais vai procrastinar na vida, só porque você assumiu e se tornou presente para o que está acontecendo com você, ao perceber e ASSUMIR que está procrastinando.

 

Porém, mais do que isso, é fundamental que você tenha impulsos de ação, que vão fazer você levantar e dizer:

 

Chega!

 

Eu preciso levantar e fazer o que eu tenho que fazer… e, tenho que fazer já!

 

Vou sentar e vou estudar.

 

Eu vou preparar meu planejamento de horários. E vou cumprir.

 

Eu vou colocar o despertador para me avisar que devo fazer isso em tal momento.

 

procrastinar-despertador

 

E, mais do que tudo isso!

 

VOCÊ deve parar de deixar tudo para a última hora! 

 

Deixar para a última hora é a forma mais comum de procrastinação. Você justifica a sua procrastinação dizendo ter outras prioridades, coisa mais importantes para fazer… e, é isso mesmo… enquanto o seu concurso público não for uma de suas prioridades… você nem vai estar procrastinando, pois isso não importa para você.

 

3ª SEPARAR SUAS ATIVIDADES EM ETAPAS

 

procrastinar-atividaes-etapas-flat

 

Acredite se quiser!

 

Pensar, por exemplo, em um edital como um todo, pode simplesmente paralisar você!

 

Pensar em fazer um concurso para o qual só tenha uma vaga ou apenas Cadastro de Reserva, pode fazer você procrastinar, simplesmente porque lá no seu íntimo, mesmo sem você se dar conta disso, você pode não acreditar na possibilidade de obter o que deseja.

 

No entanto se você divide o seu edital em etapas menores, tirando aquele texto enorme como vem, que nos faz pensar que é muita matéria e, que você não vai dar conta, faz toda a diferença, pois você não vai olhar para o geral, mas para o fracionado.  É um efeito visual arrasador!

 

Uma coisa bacana que eu lhe aconselho… é você separar tema por tema em cada matéria.  Passar a limpo o seu edital e, olhar separadamente para cada tópico, sem ficar com aquela ansiedade.  Mostro isso para você daqui a pouco.

 

procrastinar-checklist-flat

 

Outro exemplo que eu dei, foi o de pensar nos concursos com uma única vaga ou CR, neste caso eu aconselho você a fazer um outro exercício para evitar procrastinar nos estudos para esse concurso, ou ligar o botão da negatividade com aquelas famosas frases ou pensamentos de crenças limitantes:  “é impossível!”, “é uma vaga só!”, “tem muita gente melhor que eu!”, “eu não estudei tanto pra ficar em primeiro lugar.”… e por aí vai… (até que quiser compartilhar eventual pensamento seu nesse sentido… eu ficaria muito feliz, pois poderei enviar depois algumas programações positivas para rebater essas crenças com você.).

 

Esse exercício é diferente, pois é um exercício mental.

 

Você precisa ACREDITAR e entender que além de você existem uma série de fatores que podem influenciar e, você tem que agir na sua potência máxima sempre, sem esmorecer ou desmerecer a sua luta, para não perder oportunidades.

 

procrastinar-oportunidade

 

Saiba que cada concurso que você obtenha REPROVAÇÃO, é uma etapa preparatória para um próximo que você terá APROVAÇÃO, que por sua vez será uma etapa preparatória para o tão esperado concurso que você conseguirá CLASSIFICAÇÃO… que lhe fará ficar a um passo da sua NOMEAÇÃO e EXERCÍCIO.

 

Sim.

 

Se você entender de uma vez por todas que o Conjunto: Concursos Públicos são etapas… você não perderá sua motivação.  Pois passará pelas etapas com muita humildade, com muita certeza de si… reconhecendo que há um processo de maturação.

 

Um maratonista… (prometo não entrar em esportes hoje… rs)…

 

Mas um maratonista… ele não acordou da noite pro dia e começou a correr 40km.

 

Houve preparo.  Evolução.  Dor.

 

corrida-dor

 

Ele iniciou etapa por etapa, 1km, 5km, 10km, 21km, até atingir a perfeição de completar um percurso completo.

 

Alguns, por enquanto, estão apenas concluindo a rota… mas talvez ainda não percebam que em cada corrida… a cada exposição em novas competições… ele aumenta a sua preparação e desempenho, em doses que podem fazer toda a diferença lá na frente.

 

Sem perceber… em um dado momento… ele pode se surpreender alcançando uma classificação inesperada, apenas pelo fato de que se expos… apenas pelo fato de ter tido a coragem de correr um dia!  E, outro… e, outro…

 

Ele se fortalece!

 

Ele se esforça e sai da sua zona de conforto e, consistentemente atinge resistência maior.

 

É isso que está acontecendo com você, meu querido estudante para concursos!

 

Você está no caminho.

 

Apenas elimine qualquer tipo de procrastinação que lhe deixe distante do seu sonho.

 

Você pode ser um Queniano… mas o pódio não é feito apenas de um único lugar… e as classificações vão muito além da premiação que vemos em destaque. A exemplo daqueles concursos que são chamados muito além do número de vagas que o edital ofertou.

 

Aumente o seu passo!

 

Corra!

 

Corra… como um queniano… ou como um vencedor… que terá o seu reconhecimento em breve… mesmo que ainda não tenha recebido (AINDA) a sua medalha de ouro (que é a sua classificação!).

 

TUDO É UMA QUESTÃO DE TEMPO e do preparo que você se dedicar em ter!

 

Mas comece.  Do contrário…

 

procrastinar-comece-agora

 

Um grande abraço!

 

E, por favor, deixe o seu comentário. 

 

Ele será de grande importância para mim.

 

Eu preparei com carinho esse Artigo para você do PRODUTIVIDADE EM CONCURSOS pois sei que neste ambiente você está entre verdadeiros amigos.

 

Eu poderia ter dar um último tópico, que seria a 4ª dica – para não procrastinar: alie-se a quem faz!  Assim fazendo, você também agirá, seja pelo exemplo com o qual será positivamente contaminado, seja pelo desafio de não ficar pra trás!

 

 

Grande abraço.

Carinho, Elomar.

Deixe seu comentário